segunda-feira, 12 de maio de 2008

CAOS

Que ZampaZity (São Paulo-SP) é a cidade do caos no tráfego automobilístico (a.k.a congestionamento), todo mundo já sabe. O que eud esconfio que muita gente não saiba é que a cidade já está começando a mostrar que se isso não aprar, as coisas só tendem a piorar.

Vamos lá: nós vivemos num mundo capitalista, sendo assim o que as pessoas mais querem é grana. Então nós temos as indústrias, que fabricam bens de consumo, como o carro, em massa e saem vendendo por aí com condições extra especiais de pagamento e dai todo mundo, ou pelo menos grande parcela de uma grande população, compra não só um, mas dois, duas máquinas automobilísticas, porque ter uma não basta, já que existe um tal de sistema de rodízio que foi criado justamento para controlar o congestionamento e as emissões de gases maléficos.
Quando você tem dois carros, você foge à regra do rodízio, porque você usa o carro que pode estar na rua e vice-versa, né? E daí o plano de controlar alguma coisa foi para o beleléu.

Eu ouvi em algum jornal nesse final de semana que alguma concessionária de motos aumentou as vendas de 5 para 120 motos por mês!!! E que o aumento de vendas de bicicletas foi ultramente significativa desde a década de 90. Ponto. Pára. Achamos uma solução: vamos todo mundo comprar um bicicleta, enfeitar as cestinhas com flores da estação e sair perfumando a cidade. Ou, quem não curtir bikes pode comprar patinetes, ou ainda ir a pé, olha que mágico. Papai do céu nos deu de presente um par de pézinhos que a gente pode usar para empurrar o chão e assim se locomover de um lugar para o outro. E tem uma última solução que é meio megalomaníaca, mas que se a gente refletir bem, pode até acabar melhorando algumas coisas: vamos usar cadeira de rodas. Não, não é para debochar das pessoas que (infelizmente) têm algum problema físico. Pensando bem, mas bem mesmo, isso até ajudaria a melhorar o transporte e vias públicas, né? Fora que eu acho que o preconceito emr elação a essas pessoas poderia diminuir. Mas é claro que isso não passa de uma utopia de minha autoria, já que o mundo nunca vai ser perfeito, as pessoas nunca criarão o hábito de jogar lixo no lixo e as minhas contas sumirão como num passe de mágica.

Mas fica a dica!

Nenhum comentário: